Loading...
Abdominoplastia2018-11-20T15:02:51-03:00

Abdominoplastia

O que é?

A busca de melhorias no contorno corporal é frequente em homens e mulheres sendo o abdome o local com mais queixas em ambos os sexos. Ter um abdome liso e tonificado é algo que muitos se esforçam para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, a prática de exercício e alimentação balanceada não são suficientes para que esse objetivo seja alcançado.

A abdominoplastia remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. As causas mais comuns do desenvolvimento de abdômen proturido ou flácido, mesmo em pessoas com peso corporal e proporções normais, incluem gravidez, envelhecimento, oscilações significativas no peso, hereditariedade e cirurgias prévias.

Geralmente a abdominoplastia é associada à lipoaspiração recebendo o nome de lipoabdominoplastia. A associação desses procedimentos acentua os contornos das regiões laterais e posterior do abdomen otimizando os resultados.

Esta cirurgia é indicada para mim?

É indicada para pessoas saudáveis, sem doenças que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia. É necessário não ser fumante e possuir expectativa positiva e realistas sobre a cirurgia.

Embora os resultados de um procedimento de abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir muito devido a oscilações significativas no peso. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia.

Esta cirurgia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.

Etapas do procedimento

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

Etapa 2 – Incisão
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.

Etapa 3 – Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes são usados para fechar as incisões na pele.

Resultados

Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e pela incapacidade do paciente de ficar totalmente na vertical, o que só ocorre após uma ou duas semanas, até que a cicatrização interna seja finalizada. Um contorno corporal definido, com abdome tonificado e proporcional ao corpo e ao peso da paciente é o objetivo dessa cirurgia.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar medicamentos atuais. Parar de fumar bem antes da cirurgia além de evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e o paciente pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular no local.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta