Loading...
Ginecomastia2018-11-20T15:07:23-03:00

Ginecomastia

O que é?

A ginecomastia é uma condição em que as glândulas mamárias se tornam demasiadamente desenvolvidas ou grandes, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. Pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição. É caracterizada por excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular.

A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.

Sua correção consiste na redução do tamanho da mama, melhorando o contorno do tórax.

Esta cirurgia é indicada para mim?

A ginecomastia tem o intuito de minimizar ou acabar com a sensação de incômodo e desconforto com o tamanho das mamas. A cirurgia é melhor executada em homens cuja condição não pode ser corrigida através de tratamentos médicos alternativos. É necessário estar com peso relativamente normal e com o desenvolvimento da mama estabilizado.

Adolescentes podem se beneficiar desta cirurgia, apesar de poderem ser necessários procedimentos secundários uma vez que o desenvolvimento da mama não se completou.

É indicada para homens saudáveis, que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização. Além disso, é necessário não ser fumante e não utilizar outras drogas.

Etapas do procedimento

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o conforto durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

Fase 2 – Cirurgia
Técnicas de excisão são recomendadas onde o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Quando a ginecomastia é causada apenas por excesso de gordura, a lipoaspiração é o procedimento adotado. Uma fina cânula é inserida através de uma pequena incisão, por onde será solto o excesso de gordura, que em seguida será removido por meio de sucção à vácuo. Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada (pele escura ao redor do mamilo). Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.

Fase 3 – Concluindo a cirurgia
Para encerrar o procedimento, após a sutura, alguns curativos serão colocados no local para dar sustentação à cicatrização e preservar a região. Pode ser necessário o uso de um dreno, para filtrar sangue e líquidos que fiquem debaixo da pele.

Resultados

Em muitos casos, os resultados finais da redução da mama em homens são permanentes. No entanto, se a ginecomastia for resultante da utilização de medicamentos, drogas, incluindo esteróides, ou aumento de peso, a retirada das drogas desencadeantes e a manutenção de peso estável poderão ajudar a manter os resultados.

Todas as cicatrizes são permanentes, mas, podem ser escondidas nos contornos naturais da mama.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais. Parar de fumar bem antes da cirurgia além de evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Após a cirurgia, um curativo cobrirá as incisões e uma bandagem elástica ou malha podem ser usadas para diminuir o inchaço. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Onde vou permanecer em recuperação após o final da cirurgia?
Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia?
Terei curativos após a cirurgia? Quando serão removidos?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando é que posso retomar as atividades normais e exercícios físicos?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta