Loading...
Lipoaspiração2018-11-20T15:08:06-03:00

Lipoaspiração

O que é?

Mesmo com a prática de exercícios físicos e esforços para a perda de gordura localizada, podem perdurar excessos de gordura depositados em locais específicos do corpo, seja em função de características genéticas como pela falta de controle de peso, gerando contornos corporais desproporcionais e desconforto.

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, incluindo bochechas, queixo, pescoço, braços, peito, costas, cintura, coxas, culote, parte medial do joelho, pernas e tornozelos. Remove o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos e as proporções corporais.

Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

Esta cirurgia é indicada para mim?

Indivíduos com acúmulo de gordura localizada no corpo, que se exercitam regularmente e que não conseguem obter resultado positivo através deste recurso ou ainda de dietas são os melhores candidatos a este procedimento. Isto porque a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares.

Idealmente, é indicado para adultos com seu peso próximo do ideal, que têm a pele firme e bom tônus muscular. É necessário que o paciente não tenha doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização, não fumante e com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.

Etapas do procedimento

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral.

Etapa 2 – Incisão
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis. Primeiramente, uma solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula. Algumas vezes, a gordura aspirada pode ser utilizada para preencher outros locais do corpo melhorando o contorno corporal. Este procedimento é conhecido como lipoenxertia.

Resultados

O resultado, exibindo um contorno corporal mais proporcional, é aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuem, alguns meses após o procedimento.

Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais. Parar de fumar bem antes da cirurgia além de evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele. Um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido. É preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia?
Haverá curativos/bandagem após a cirurgia? Quando serão removidos?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar as atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta