
Mamoplastia de aumento
O que é?
A cirurgia de aumento de mama é o procedimento em que se utiliza implantes de silicone para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário. Fatores como idade, genética, gravidez, mudança de peso, gravidade podem, com o tempo, alterar o tamanho e o formato da mama.
As mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho do seu seio ou que tiveram alteração na aparência da mama, podem ter seios maiores e modelados através da mamoplastia de aumento, uma das cirurgias plásticas mais realizadas atualmente.
A cirurgia é indicada para mulheres insatisfeitas ou incomodadas com o tamanho dos seios, que possuem sensação de que são muito pequenos, devido à perda de forma e de volume após a gravidez, à perda de peso ou ao envelhecimento. Também é indicada para mulheres cujos seios diferem em tamanho ou forma, ou ainda quando uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente.
Também é necessário que a paciente esteja fisicamente saudável, que os seios estejam totalmente desenvolvidos e e que as expectativas sejam realistas. É importante destacar que a mamoplastia de aumento não pode corrigir a flacidez ou seios caídos. Nestes casos, é preciso realizar uma mastopexia conjuntamente com a mamoplastia de aumento.
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o conforto durante a cirurgia de aumento de mama. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.
Etapa 2 – Incisão
As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem: – Incisão inframamária, – Incisão transaxilar, – Incisão periareolar. As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado, as particularidades anatômicas e a preferência do cirurgião.
Etapa 3 – A escolha dos implantes
Existem diversas opções de implantes mamários, possuindo diversos formatos (redondos ou anatômicos/gota), texturas (liso ou texturizado) e perfis (padrão, moderado ou alto), além das diversas variações no volume e tamanho. Eles são preenchidos com gel de silicone altamente coesivo, que têm textura parecida com a da mama e maior segurança em caso de ruptura.
Etapa 4 – Inserção e colocação dos implantes
Após a incisão, determina-se o local onde a prótese mamária será inserida, podendo ser sob o músculo peitoral (colocação submuscular) ou diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária/subglandular). O método para inserir e posicionar os implantes depende do tipo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião.
Etapa 5 – Fechando as incisões
As incisões são fechadas com suturas por camadas no tecido da mama e com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.
Os resultados da cirurgia de aumento de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.
É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida.
Gravidez, oscilações de peso, gravidade e fatores hormonais podem influenciar na aparência dos seios submetidos à cirurgia de aumento. Se, depois de alguns anos, a paciente se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca.
Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames laboratoriais ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais, fazer uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário, parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia e evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias. Provavelmente, a paciente irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Será necessário usar sutiã para minimizar o inchaço e sustentar a mama. A maioria das pacientes retorna às suas atividades em cerca de uma semana, mas exercícios físicos devem ser limitados por um período mínimo de um mês.
Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?