Loading...
Mamoplastia redutora2018-11-20T15:08:41-03:00

Mamoplastia redutora

O que é?

A mamoplastia redutora remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo e aliviar o desconforto associado a seios muito grandes.

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e físicos. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar a capacidade de levar uma vida ativa, já que podem resultar em desconforto e dores.

Esta cirurgia é indicada para mim?

O procedimento de redução de mama pode ser realizado em qualquer idade, mas apresenta melhor resultado quando os seios estão totalmente desenvolvidos. É indicado para mulheres incomodadas com a sensação de seios muito grandes ou quando essa condição limita a atividade física, gera dor nas costas, ombro e pescoço em função do peso excessivo. A mamoplastia redutora também é indicada nos casos em que a paciente apresenta depressão nos ombros, no lugar das alças do sutiã, irritação da pele abaixo do sulco da mama, seios flácidos e pendentes, mamilo abaixo do sulco da mama quando os seios não são sustentados, aréolas alargadas e pele flácida.

É preciso ser fisicamente saudável, ter expectativas realistas e não fumar.

Etapas do procedimento

A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada por particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, preferências pessoais e aconselhamento do cirurgião.

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

Etapa 2 – Incisão
Opções de incisão incluem: • Padrão circular em torno da aréola. As linhas de incisão que permanecem são visíveis e as cicatrizes permanentes, no entanto, geralmente ficam bem escondidas sob • maiô ou sutiã, • Padrão de fechadura ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama, • Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

Etapa 3 – Remoção do tecido e reposicionamento
Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

Etapa 4 – Fechando as incisões
Aproximam-se as incisões para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo.

Resultados

Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.

O novo tamanho da mama ajuda a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia.

No entanto, ao longo do tempo, os seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade. Além disso, mudanças nos seios durante a gravidez podem alterar os resultados da cirurgia.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames laboratoriais ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar medicamentos atuais, fazer uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário, parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia e evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Quando o procedimento de redução da mama é finalizado, gazes e micropore serão aplicados nas incisões. Uma bandagem elástica ou sutiã podem ser usados para minimizar o inchaço e sustentar os seios. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta