Loading...
Mastopexia2018-11-20T15:08:52-03:00

Mastopexia

O que é?

Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e sua firmeza. Estas alterações e a perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido à gravidez, à amamentação, a oscilações de peso, ao próprio envelhecimento e à gravidade, bem como a fatores hereditários.

Conhecida como lifting de mama, a mastopexia tem um caráter rejuvenecedor melhorando o aspecto das mamas caídas. Reposiciona a aréola, podendo também diminuí-la, remove o excesso de pele e comprime o tecido para compor o novo contorno da mama.

Esta cirurgia é indicada para mim?

A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Para obter seios mais volumosos, deve-se considerar a cirurgia de aumento e, para diminuir as mamas, pode ser executada a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução.

A mastopexia é indicada para mulheres incomodadas com a sensação de seios que perderam forma e volume, ou cujos seios têm forma alongada. Também quando há pele flácida e aréolas alargadas, quando uma das mamas é mais baixa que outra ou quando mamilos e aréolas apontam para baixo. É necessário ser fisicamente saudável, mantendo um peso estável, não fumante e com expectativas realistas.

Etapas do procedimento

Medicamentos são administrados para o conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

A mastopexia pode ser realizada através de uma variedade de técnicas de incisão. A técnica adequada para cada mulher será determinada com base no tamanho e forma da mama, tamanho e posição de suas aréolas, grau de flacidez da mama e qualidade e elasticidade da pele, bem como a quantidade de excesso de pele.

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral.

Etapa 2 – Incisão
Há três padrões comuns de incisão: Ao redor da aréola; Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama; Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama.

Etapa 3 – Remodelando os seus seios
Após as incisões, o tecido mamário subjacente é levantado e remodelado para melhorar a firmeza e o contorno da mama e o mamilo e a aréola são reposicionados. Se necessário, aréolas ampliadas serão reduzidas através da excisão de pele ao redor. A pele em excesso é removida para compensar a perda de elasticidade.

Etapa 4 – Fechando as incisões
Após a remodelação, o excesso de pele é retirado e as incisões fechadas. Algumas linhas de incisão são escondidas nos contornos naturais da mama, no entanto, outras são visíveis na superfície da mama. As suturas são feitas em profundidade dentro do tecido mamário para sustentar os seios recém modelados. Suturas, adesivos de pele e/ou fita cirúrgica podem ser utilizados para fechar a pele.

Resultados

Os resultados da mastopexia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico diminui e as linhas de incisão ficam menos marcadas. O resultado final aparece ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo.

Os seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Os resultados permanecerão mais tempo quando há manutenção do peso e de um estilo de vida saudável.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames laboratoriais ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar medicamentos atuais, fazer uma mamografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário, parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia e evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Após o procedimento, serão colocados curativos sobre as incisões. Será necessário usar uma bandagem elástica ou sutiã para minimizar o inchaço e sustentar a mama.

Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular após a cirurgia.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta