Otoplastia2018-11-20T15:09:42-03:00

Otoplastia

O que é?

A cirurgia da orelha, ou otoplastia, pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. Corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Esta cirurgia é indicada para mim?

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. A otoplastia corrige orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia; orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva – ou ainda adultos insatisfeitos com a cirurgia prévia da orelha.

No caso das crianças, é necessário que sejam saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido; geralmente, com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção; crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas e capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

Para os adultos, é necessário que sejam indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização; não fumantes e que tenham visão positiva e metas específicas dos resultados.

Etapas do procedimento

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral.

Etapa 2 – Incisão
A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, estas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.

Etapa 3 – Fechando as incisões
Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.

Resultados

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.

Cuidados antes e depois da cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar medicamentos atuais. Parar de fumar bem antes da cirurgia além de evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Após a cirurgia, edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxas) podem estar presentes apresentando resolução em alguns dias. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agendar