Loading...
Pós-bariátrica2018-11-20T15:10:04-03:00

Pós-bariátrica

O que é?

Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação, deixando braços flácidos, mamas achatadas com mamilos apontados para baixo, saliência abdominal semelhante a um avental, nádegas, virilha e coxas flácidas, ocasionando bolsas suspensas de pele.

A intervenção cirúrgica pós bariátrica melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O corpo ganha uma aparência mais harmônica, com contornos suaves.

Esta cirurgia é indicada para mim?

É necessário que a perda de peso esteja estabilizada, o que ocorre após um ou dois anos, já que se o paciente continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer, e se o peso for rapidamente recuperado, traumaticamente estressará a pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele. É importante que o paciente que foi submetido a uma cirurgia bariátrica tenha um acompanhamento multiprofissional contínuo em que se determine qual o melhor momento para realizar cirurgias plásticas reparadoras e mesmo após estas.

É indicada para pessoas saudáveis, sem doenças que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia. É necessário não ser fumante e possuir expectativa positiva e realistas sobre a cirurgia, além de comprometimento com uma vida mais saudável.

Etapas do procedimento

Os procedimentos necessários para atingir seus objetivos serão definidos juntamente com um plano cirúrgico. Os procedimentos da cirurgia plástica que podem ser recomendados por seu médico incluem:

• Lifting da parte inferior do corpo: Corrige a flacidez do abdômen, nádegas, virilha e culotes,

• Elevação da mama: Corrige a flacidez e seios caídos,

• Lifting de braço: Corrige a flacidez dos braços,

• Lifting de coxa: Corrige a flacidez da coxa

Todos os procedimentos de contorno corporal exigem incisões para remover o excesso de pele. Em muitos casos, essas incisões podem ser extensas. O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removida, assim como a preferência pessoal e o julgamento do cirurgião. Técnicas avançadas geralmente permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de vestuário, no entanto, nem sempre é possível.

Resultados

Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até um, dois anos, ou mais, para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende do paciente manter peso estável e boa forma, do tipo de pele e de características hereditárias.

Os pacientes pós-bariátricos devem ter em mente que jamais terão um corpo com qualidade de cobertura cutânea como antes. É possível alcançar bons resultados quanto à forma, mas as custas de vários procedimentos e algumas cicatrizes que podem ser extensas.

Os resultados dos procedimentos podem não ser sustentados, e às vezes isso ocorre em um curto período devido à má qualidade da pele e outros tecidos, sendo necessária alguma complementação cirúrgica para melhorar os resultados. Os pacientes devem saber que deverão passar por várias etapas cirúrgicas para se conseguir um resultado próximo ao satisfatório. Deve lembrar que nem sempre a cicatriz resultante fica melhor que o aspecto inicial. Caso o paciente entenda estas limitações, a chance de frustração com o resultado é menor.

Cuidados antes e depois da cirurgia

O paciente pós-bariátrico normalmente está em um acompanhamento em um serviço multiprofissional quando chega o momento da realização das cirurgias plásticas reparadoras. Previamente à cirurgia, pode ser necessário fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais. Parar de fumar bem antes da cirurgia além de evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

pós a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Como este tipo de cirurgia apresenta um índice de complicações maior do que em pacientes convencionais, qualquer pequena alteração deve ser comunicada ao médico.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico

Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
Os pontos serão removidos? Quando?
Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
Quando será a consulta de retorno?

Agende sua consulta

Agendar
Agende sua consulta